segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Notas sobre Paris # 2

Paris é uma cidade tão monumental que mesmo já lá tendo ido quatro vezes, nunca se fica a ver/conhecer tudo. Há sempre tantos sitios para ir, tantas exposições, que a selecção do que fazer é muito complicada. Ainda não foi desta vez que consegui ir ao Museu do Louvre nem ver a mini estátua da liberdade numa ponte nem as exposições do Centro Pompidou.
Mas fiquei a conhecer Monmartre como nunca antes, percorri todas as ruas e ruínhas do bairro, que são imensas (é bem maior do que se pensa), Pigalle e Blanche. Os grandes Boulevards perto da Ópera, que já conhecia mas que agora aprofundei o conhecimento, o Quartier Latin com os milhões de restaurantes e livrarias de Saint Michel. Percorri cada centimetro de chão destas zonas, o que significa que uma próxima vez que vá já não devo passar por aqui. Há tanto por descobrir. Fui ver a exposição Picasso, Cézanne et Matisse... Les Aventures des Stein no Grand Palais, maravilhosa e ultra recomendada, subi à Torre Eiffel, o que não fazia há dezassete anos, fiz os Champs-Élysées de uma ponta à outra, comi toneladas de crepes com nutella e comprei este mundo e o outro.
Estou de volta, muito cansada, com as pernas a pesar chumbo, mas muito contente.

2 comentários:

Margot disse...

E lembraste-te de mim no Quartier latin? :) Fui ao Louvre quando lá estive mas vi apenas a ala da pintura sempre sem parar... Só parei na Mona Lisa. Demorei 1 dia lá e não vi nem metade. É uma escolha frustrante mas forçada! Ainda bem que gostaste e espaireceste ;)

M. disse...

Lembrei-me sim senhora!!
Ai o Louvre... já estive à porta uma série de vezes e nunca entrei, lá está, porque requere muito tempo e em viagens curtas mais vale ver as ruas que perder dias dentro de um museu. Isto é uma opinião muito pessoal, claro. Para muitos há-de ser melhor passar o dia no museu.