quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Istambul

Istambul é uma cidade especial para mim. Já lá estive durante um largo período de tempo, há uns anos. Voltar tem um sabor doce mas também de alguma tristeza, porque não estive agora com os mesmo de antes e que tantas saudades me deixaram.
Achei que melhor que estar a fazer descrições era deixar algumas fotos. A Turquia é um país incrível, que merece muito uma visita. Recomendo!
 
 
 

Casa de Nossa Senhora em Éfesos


A casa onde Nossa Senhora morou por quinze anos com S. João Evangelista é hoje uma pequena capelinha.
 
Nesta parede, por debaixo da capelinha, podem deixar-se pedidos a Nossa Senhora. Eu deixei lá um papelinho, algures no meio destes todos.



Este esquilinho era uma gracinha! Foi difícil conseguir apanhá-lo de frente, o teimoso só queria comer de costas para nós; depois de algum tempo lá deu o ar da sua graça!

Éfesos - a cidade dos gatos

 
 
 



 
 


 
 
 










Pamukkale




 
 
 
 


Capadócia + Balão de ar quente

A melhor parte desta viagem foi sem dúvida o passeio de balão pela Capadócia às seis da manhã, enquanto o sol nascia. Que experiencia fantástica! E que grande medo também.
 
 

 
 


 



Capadócia

 
 
 
 
 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Off to Turkey


E finalmente chegou a minha semaninha de férias. Vou domingo para a Turquia, numa viagem que me levará a Ancara, Capadócia, Konya, Izmir e Istambul. Depois de oito anos vou regressar a Istambul, cidade que adoro.
 
Até ao meu regresso!

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Wishlist #3

Antigamente eu tinha um preconceito com a Swarovski, achava que era "joelharia" para pobres, porque esta marca não usa brilhantes nem diamantes mas somente vidro e cristal. Sempre vi a minha mãe com joias verdadeiras, pelo que Swarovski era, para mim, uma cópia ao nível da bijuteria.
Mas ultimamente tenho vindo a ver peças de um design maravilhoso, coisas lindas ó tão lindas. E também, nos dias de hoje, não sei se teria coragem de andar pela rua ou no metro com diamantes nas mãos.
Então ando a morrer de amores por alguns brincos e anéis da Swarovski, entre vários preços e estilos. Mas este Natal eu gostava muito de receber estes dois anéis, ou então um só, que eu não sou de amuar por tão pouco!
 
Anel Spiral - 149€
I´m seriously in love with this one!
 
 
 
 
Anel Rare Ring - 54€
Mais simples, para o dia a dia, muito mimoso!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Wish list #2

O Natal aproxima-se e como tal, sai mais uma sugestão para me presentearem:
 
Leitor de cd´s, rádio e Ipod SONY (na Worten)
 
A minha velhinha aparelhagem, um tijolo gigante com duas colunas ainda maiores, que recebi de presente por ter passado para o 10º ano da escola, está a precisar de descanso eterno. A parte dos cd´s não funciona há anos e o rádio anda muito fanhoso. Tem ainda a parte de cassetes, que já não tenho e creio que nunca usei. Preciso de um novo sistema de som, em bom, lá pra casa.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Avó Maria Isabel


Se a minha avó Maria Isabel fosse viva, faria hoje 98 anos. Já morreu há 17 anos, quando eu tinha 10, por isso lembro-me pouco dela. Não tenho memória de dias passados com ela, apesar de saber que foram muitos pelas fotos que os meus pais guardam. Sei que todos os anos passávamos uma semana de férias no Algarve, os quatro primos com os avós e lembro-me do feitio irascível do meu avô, que também morreu em 1996, mas da minha avó, de quem gostava muito mais que do meu avô, quase nada me lembro.
Não percebo este fenómeno de me lembrar do meu avô, de quem eu não gostava muito. Lembro-me perfeitamente de situações passadas com ele, de ele nos bater e castigar nas ditas férias no Algarve, uma semana no verão, em cada ano. Mas a minha avó Maria era muito doce. Tinha sempre bolos feitos para nós e festinhas para dar. Quando o meu avô Rogério morreu de cancro em Julho, ela foi-se abaixo. O desgosto foi tal que deixou de viver ainda em vida, tendo morrido pouco tempo depois, em Dezembro. Acho que ela morreu de desgosto. Mas um desgosto que nunca compreendi, porque ele não foi um bom marido para ela. A minha avó viu morrerem-lhe dois filhos, o primeiro nasceu morto e a segunda, uma menina, morreu de asfixia durante o sono, quando tinha dois anos. Sobraram o meu pai e o meu tio, seu irmão mais novo.
Só vi o meu pai chorar uma vez na vida. No dia que a mãe morreu. Chorou durante um dia inteiro. Era véspera de Natal. Eu tinha dez anos, mas esta imagem ficou-me gravada para sempre, porque eu com dez anos, não sabia que os pais, ou os adultos, também choravam.
Desde a morte da minha avó e durante muitos anos, todos os dias 7 de Novembro o meu pai e eu costumávamos ir ao cemitério levar flores à minha avó. Há cerca de uns seis ou sete anos que já não vamos. Perdemos esse costume e nem sei se ainda saberia dar com o sitio onde as cinzas dela estão enterradas.
Já não me lembrava que era hoje o dia do seu aniversário. O meu pai mandou-me à bocado um e-mail a recordar. Dizia apenas "a tua avó Maria fazia hoje 98 anos."
Tenho pena de não a ter conhecido melhor. Tenho pena que ela não tenha visto os netos crescerem, casarem, terem filhos. Ela haveria de gostar de acompanhar tudo isso. A verdade é que os nossos mortos nunca nos morrem completamente.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Deve ser ingenuidade da minha parte, e com certeza será, ter uma confiança cega no meu namorado. Deve ser porque eu própria sou de uma fidelidade canina. A confiança para mim é tudo. Transponho esta minha característica, ser fiel para caraças, no ser amado, achando que ele é um espelho de mim.
Eu já pus em causa, muitas vezes, este namoro e vivermos juntos, já houve alturas em que senti falta da minha casinha e de estar sozinha, mas nunca, por um dia sequer, duvidei dele, da veracidade dele. Não imagino o que seja viver desconfiada, viver sempre com medo de encontrar uma mentira. Espero nunca passar por isso. Conheço mulheres que vivem atormentadas com cada chamada que cai no telemóvel deles ou cada saída de casa. Mulheres que cheiram a roupa e procuram vestígios de tudo e de todas. Mulheres que sofrem de falta de amor próprio e que são também mulheres que amam demais. Para mim, uma relação tem fim imediato no momento em que a confiança termina. Não consigo viver na dúvida, na paranoia da incerteza, como vejo tanto acontecer.

Está a chegar

Alegria alegria!!

O Natal já chegou às lojas! Nickolaus, Casa, A Loja do Gato Preto, Zara Home, etc. e tal, tudo cheio de luzinhas e tons de vermelho forte e adereços e eu estou no céu!

E descobri uma lojinha que abriu na rua augusta, a Casinha do Pai Natal, que é um sonho. Praticamente todos os dias vou namorar a montra.

Estou com vontade de alinhar com os venezuelanos e antecipar o natal já para novembro!