terça-feira, 26 de abril de 2011

Das fraudes

Quero ter um gato, há meses que ando a procurar um que possa adoptar. Sempre quis ter um Chartreux, porque é a raça de gatos que mais gosto, mas esses custam 700€ e não há para adopção, infelizmente.


Mesmo sabendo disto, ando sempre em sites a procurar alguém que tenha tido uma ninhada e tenha a decência de não fazer negócio com vidas (de animais) e queira dar os bebés a quem os estime e cuide.


Nesta demanda pelo gato, encontrei um anúncio em que publicitavam oferecer 4 gatinhos Chartreux. Não perdendo nada em tentar, respondi ao anúncio, referindo que eu queria um, que tenho condições para o ter e contando um pouco sobre mim. Pouco depois recebi resposta, num português terrível, claramente um tradutor muito manhoso, a dizer que eu podia ficar com os gatos todos (?), mas que eles estavam em Londres e que teria que pagar apenas (?) o transporte deles para Portugal.


O anúncio dizia que era um português, residente em Portugal. Já achei estranho, mas um Chartreux é um Chartreux, então respondi a perguntar se tinha que pagar adiantado ou contra-entrega do bicho em casa. Resposta instantânea, dizendo que podia pagar contra-entrega, directamente à agência de transporte, contudo necessitava dos meus dados completos, incluíndo o meu número de passaporte. E foi aqui é que eu desisti. Isto é claramente fraude. Se é um gato que vai viajar, porque motivo precisam do número do meu passaporte?! Está-se mesmo a ver que não há gato nenhum, há um tentar sacar o dinheiro que supostamente serviria para a transportadora e sacar os dados para falsificação de documentos. Nem sequer respondi mais, não vale a pena. Acho muito feio tentar enganar as pessoas que apenas queriam fazer um bem e dar uma casa a um animal. Contudo desconfio que haja muito gente a cair nestes esquemas, que pagam antecipado e provavelmente não recebem gato nenhum, ou então um zarolho sem patas, ou até um rato.


Portanto, está provado que quando uma coisa é demasiado boa para ser verdade, é porque não é verdade.

Sem comentários: